domingo, 7 de março de 2010

Identidade do aluno

IDENTIDADE DO ALUNO

CONCEITOS
- Identidade social
- Coerência
- Adequação a norma padrão
ÁREA
- Língua Portuguesa
- História
SÉRIE
- 1º e 2º ano
PROBLEMATIZAÇÃO
- Você sabe por que cada pessoa tem um nome e sobrenome?
- Qual a importância do nome em sua vida?
- Quem escolheu seu nome e porque?
- Você sabe escrevê-lo corretamente?
0BJETIVOS
- Reconhecer a importância do nome na identificação social
- Reconhecer as letras utilizadas na escrita de seu nome
- Despertar o senso crítico para a importância da documentação de identificação
- Identificação de sílabas ,leitura e escritura de novas palavras partindo do nome
- Formar pequenos textos com ajuda ( um escriba ) dos colegas, da professora e pais
CONTEÚDO
- Identidade social escolar do aluno
- O alfabeto: vogais e consoantes , letras maiúsculas e minúsculas
- Ordem alfabética
- Leitura ,fala escritura e escrita de palavras partindo do seu nome e do nome dos colegas
ATIVIDADES
- Pesquisar a história de seu nome
- Contar para os colegas a história do seu nome
- Pesquisa do nome e sobrenome na certidão de nascimento
- Diálago
- Confecção de um de um livrinho da história de sua vida
- Leitura de seu nome para os colegas
- Escritura do nome e sobrenome
- Escrita do seu nome e sobrenome
- Reconhecimento de letras e sílabas de seu nome e do nome de seus colegas
- Fala , leitura e escritura de palavras a partir do nome e sobrenome dos colegas
- Formar pequenos textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário